No dia da celebração

Pontualidade

A celebração sacramental terá o tempo estimado de 45 (quarenta e cinco) minutos e será iniciada no horário marcado.

Recomendamos que o noivo, os pais e padrinhos cheguem pelo menos 15 (quinze) minutos de antecedência do horário marcado para o início do casamento e dirigir-se sacristia para assinar a ata.

A noiva deve estar preparada para entrar com 10 (dez) minutos antes do início da cerimônia.

Quando houver outros casamentos na sequência, a ocorrência de atraso implicará na celebração do casamento em questão, somente após a celebração de todos os outros marcados neste dia.

Pedimos um cheque caução no valor de 50% (cinqüenta por cento) do valor da taxa paga à igreja, para garantir a chegada da noiva no horário; se houver atraso o cheque será depositado, se chegar na hora, o cheque será devolvido. Este cheque deverá ser apresentado pelo menos 1 (uma) semana antes do casamento.

Obs.: tolerância de atraso de apenas: 10 minutos. Mesmo nos casamentos exclusivos, isto é, casamento único do dia, os noivos também deverão deixar o cheque caução no valor de 50% da taxa paga à igreja, para garantia de pontualidade no horário que a noiva vai marcar para sua entrada.

Cortejos de entrada
Serão autorizadas no máximo 4 (quatro) cortejos, tendo em vista o tempo reservado para a cerimônia: padrinhos, noivo, pajens e noiva ( ou vice-versa).

Padrinhos
Para maior conforto de todos, serão permitidos 5 (cinco) casais de cada lado mais os pais.

Cerimônia
Os noivos, caso queiram, poderão agendar entrevista com o celebrante da casa para conhecê-lo e escolher a leitura que será proclamada e também, convidar um familiar para lê-la. A leitura do Evangelho será proclamada pelo Sacerdote.

Cumprimentos
Após a benção do sacerdote, os noivos iniciam simultaneamente os cumprimentos.

A noiva cumprimenta primeiramente os pais do noivo e familiares dele, da frente do altar para os fundos e vice-versa, sendo que cada nubente (que fez promessa de casamento; Pessoa que fez promessa de casamento; Noivo (a)) deverá terminar os cumprimentos em seus respectivos pais. Terminados os cumprimentos, voltam para os seus lugares e a noiva recebe o buquê da sua mãe ou madrinha.

SAÍDA
Saem os padrinhos alternadamente, depois os pais dos noivos, as damas e/ou pajens e por último os noivos.
O noivo do lado esquerdo e a noiva do lado direito. Convém lembrar que não é permitida saída em ritmos dançantes, ainda no recinto da igreja como sugere alguns filmes de cinema.

Não será permitida, em hipótese alguma, despedidas e foto filmagem no recinto do convento ou no jardim do mesmo.

Não será permitido o reingresso de noivos e padrinhos até o altar para fotografias, distribuição de lembranças e similares.

Em razão de dissabores e aborrecimentos causados em cerimônias anteriores, sugerimos que os noivos contratem os serviços de empresas de decoração, foto/vídeo e música, cujos nomes relacionamos a seguir ou se preferirem, a escolha de outra empresa que deverá obrigatoriamente observar as normas constantes deste guia.

Não é permitido
Orquestra
As músicas escolhidas devem estar de acordo com o ritmo do matrimônio, exprimindo também a fé da igreja e ajudando as pessoas a participarem mais profundamente do momento celebrativo. Não serão permitidas músicas que destoem do ambiente religioso.

Os noivos devem apresentar com uma semana antes da cerimônia a lista do repertório musical escolhido para terem a aprovação do musicista da igreja.

Informamos que a clarinada 2001 Uma Odisseia no Espaço (Also Sprach Zarathustra), não será permitida, por ser considerada música profana aos ritos da santa igreja católica apostólica romana.

A “sala de espera” tem por finalidade propiciar aos convidados um ambiente acolhedor e favorável ao encontro com Deus. As músicas instrumentais e clássicas ou eruditas e as músicas sacras são as mais indicadas para este momento. Os profissionais credenciados pela Paróquia devem contribuir com as taxas estipuladas.

Recomendamos que o contrato com todos os profissionais só sejam fechados após a abertura do processo matrimonial e da total ciência das regras deste Guia de Noivos.

Importante
Os profissionais não credenciados no guia de noivos (decoração, foto e filmagem e música) deverão se apresentar, 01 mês antes da cerimônia na secretaria para preencher o termo de responsabilidade e efetuar o pagamento da taxa de R$ 2.000,00 (dois mil reais)

Contratação de profissionais
Cuidado com “profissionais amadores”. Há muitos casos no segmento em que a pessoa organizou apenas o seu casamento e acha que tem experiência e conhecimento suficientes para fazer qualquer evento. Cada evento é único, acontecem imprevistos que só poderão ser resolvidos corretamente e com a rapidez necessária por um profissional experiente em sua área, e que já tenha vivenciado várias situações na prática.Fiquem alertas a valores totalmente fora do mercado, promoções malucas, “promessas de milagres”; bons profissionais têm seu custo dentro dos padrões e estão sempre atualizados com as novidades em cursos, workshops, palestras, etc.