Os momentos da cerimônia de casamento



A quantidade de entradas, cortejos e momentos onde deve-se ter música em uma cerimônia de casamento pode variar de acordo com as regras das igrejas ou do celebrante do casamento.

1 – Entrada dos pais e padrinhos.

2 – Entrada do noivo.

3 –  Entrada de florista e pajens.

4 – Campanas e Clarinada (clarins triunfais).

5 – Entrada da noiva.

6 – Entrada das alianças (damas e pajens).

7 – Benção das alianças.

8 – Cumprimentos.

9 – Saída.

 

Entrada dos pais e padrinhos:
Para a entrada dos padrinhos pode se escolher qualquer música do repertório do Toccata Coral e Orquestra, porém aconselha-se uma música mais imponente e de ritmo e andamento constantes pois o cortejo dos padrinhos é a primeira música da cerimônia e todos os convidados irão se levantar para apreciar o cortejo. Pode ser música clássica, música popular ou temas de gosto dos noivos.

 

Entrada do noivo:
A entrada do noivo é um momento mais solene e impactante, a música deve ser  forte, imponente e vibrante preparando já para o grande momento da cerimônia, que é a entrada da noiva. Mais uma vez o repertório do Toccata Coral e Orquestra estará a sua disposição e pode ser escolhida  uma música clássica, uma música popular ou temas de gosto dos noivos.

Em algumas cerimônias o noivo entra junto com os padrinhos, vale então a dica para escolha da música do item “Entrada do noivo”.

 

Entrada de florista e pajens:
O momento da entrada das floristas e pajens pede uma música mais suave, alegre e descontraída. Este é um momento sublime e alegre e alguns casais escolhem temas de desenhos da Disney ou temas infantis para proporcionar um pouco de descontração antes do grande momento que se aproxima – A Entrada da Noiva.

E ainda para dar mais requinte e beleza para a entrada das floristas e pajens existe a opção de um instrumentista entrar tocando e andando atrás das floristas e pajens, tornando esse momento inesquecível e lindo. Os instrumentos mais usados para esse cortejo são: – violino, flauta ou violino e flauta.

 

Campanas e Clarinada (clarins triunfais):
Chamamos de Clarinada o anúncio feito pelos Clarins antes da música de entrada da noiva. Existem várias clarinadas possíveis para a noiva escolher (veja nossas clarinadas no link músicas áudio). Clarins são instrumentos longos, dourados, imponentes e com flamulas, são usados em solenidades e em casamentos são tocados no altar, antes e durante a entrada da noiva, proporcionando ainda mais beleza, pompa e grandiosidade a cerimônia.

Algumas noivas, para ter mais glamour e criar um suspense ainda maior ainda escolhem o som de Campanas (sinos) antes da clarinada. Esta opção é realmente emocionante.

 

Entrada da noiva:
Este é o momento mais esperado por todos os convidados e o clímax da cerimônia de casamento, então precisamos de uma atenção especial para a escolha desta música.

A música mais escolhida ainda é a Marcha Nupcial de Mendelssohn, porém o Toccata Coral e Orquestra oferece a você várias outras opções de músicas.

Aconselhamos que seja uma música forte, grandiosa, marcante e com muita pompa para condizer com a importância do momento mais esperado por todos, a música para a entrada da noiva deve ser impactante e tem que “arrepiar”, para isso você deve escolher o grupo certo com um balanceamento preciso entre a quantidade de instrumentos e vozes.

Nós do Toccata Coral e Orquestra estamos ao seu dispor para qualquer dúvida e esclarecimentos sobre as formações possíveis e indicadas.

 

Entrada das alianças (damas e pajens):
O momento da entrada das alianças pede uma música mais suave e sublime.

E para coroar a entrada das alianças existe a opção de um instrumentista entrar tocando e andando junto com as alianças, tornando esse momento inesquecível e lindo. Os instrumentos mais usados para esse cortejo também são: – violino, flauta ou violino e flauta.

 

Benção das alianças:
Neste momento acontecerá a primeira oração do casal já como marido e mulher, portanto orientamos a escolha de uma música mais introspectiva e adequada para oração.

É o momento de elevar o pensamento a Deus, então escolher uma música de acordo com a religião do casal é fundamental.

Na igreja católica deve ser Ave Maria, que fica maravilhoso com violinos, coral e solistas. Em outras igrejas pode ser Jesus alegria dos homens de Bach, que se encaixa perfeitamente para o momento.

 

Cumprimentos:
Emoção à flor da pele e lágrimas nos olhos este é o momento dos cumprimentos, músicas românticas e emocionantes são as mais indicadas.

Independentemente do tempo que demorar os cumprimentos, os músicos e maestros do Toccata Coral e Orquestra estão preparados e treinados para adequar a música ao momento, assim não faltará música durante este momento de extrema importância na cerimônia de casamento.

 

Saída:
Vamos para a festa a cerimônia já acabou, alegria total. Toccata Coral e Orquestra “à todo som”, escolher músicas alegres e vibrantes é essencial, nossos maestros vão dar toda ajuda e orientação necessárias no momento da programação de escolha de músicas que é feita em nosso escritório de forma personalizada junto com você.

Contatos do Coral e Orquestra Toccata – São Paulo:

(11) 3021-0878; (11) 3023-4292; (11) 3021-0829

Email: toccata@toccata.com.br

Sede Própria em São Paulo/SP – com mais de 700 metros quadrados e estacionamento para clientes.
Avenida Pompéia, 2018 / 2022.

Leia também:

Como escolher as músicas certas para cada momento do casamento?

Coordenação e estrutura para seu casamento

Excelência em atendimento aos noivos

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =

Categorias

top
WhatsApp Contate-nos por WhatsApp
Coral Toccata