Casamentos pelo Mundo: África



Conhecida por ser a região do planeta com maior quantidade de civilizações antigas, a África é um continente de extensa diversidade étnica, cultural e social. Existem milhares de tribos diferentes, cada qual com seus próprios costumes, crenças e histórias. Tudo isso, naturalmente, é refletido nas tradições relacionadas ao casamento.

Embora muitas dessas tradições sejam completamente diferentes entre si – e algumas sejam consideradas inaceitáveis em determinadas regiões -, existem questões e detalhes em comum nos casamentos celebrados no continente.

Em geral, as festas coloridas, a música e a dança são os elementos mais marcantes do matrimônio africano, que, dependendo da região ou tribo onde é realizado, pode durar dias.

Assim como em outras regiões do mundo, ocasamento africano é um evento que celebra a família e a união de duas pessoas. Em alguns locais, toda a comunidade é envolvida na comemoração, e a noiva é vista como a responsável pela continuidade do povo.

A maioria dos casamentos celebrados na África não tem registro legal e, muitas vezes, nem cerimônia religiosa. Apenas a celebração e o cumprimento dos costumes são suficientes para que a sociedade passe a aceitar e tratar um homem e uma mulher como casados.

Em Angola, por exemplo, o casamento é consumado quando os pais da noiva aceitam um presente dado pelo homem, que deve expressar seu desejo em fazer parte daquela família. Os demais rituais, certidões e assinaturas são dispensáveis tanto para o casal quanto para a família e a sociedade.

Em Moçambique, a prática é muito parecida, mas acompanhada de uma cerimônia chamada lobolo. Conta-se que o próprio ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela deu 55 cabeças de gado no ritual do lobolo para a família de Graça Machel, sua terceira e atual esposa, que é moçambicana.

Para muitos povos africanos, a preparação do casamento começa ainda na juventude, e uniões arranjadas são comuns. Homens e mulheres recebem orientação para se tornarem parceiros ideais. No caso delas, há algumas que chegam até mesmo a frequentar escolas especiais, onde aprendem a ser boas esposas e como se comunicar entre si acerca dos problemas familiares sem que os maridos percebam o que dizem.

Contatos do Coral e Orquestra Toccata – São Paulo:

(11) 3021-0878; (11) 3023-4292; (11) 3021-0829

Email: toccata@toccata.com.br

Sede Própria em São Paulo/SP – com mais de 700 metros quadrados e estacionamento para clientes.
Avenida Pompéia, 2018 / 2022.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + doze =

Categorias

top
WhatsApp chat Contate-nos por WhatsApp
Coral Toccata