Casamento no Espiritismo



Normalmente usado como um termo genérico para caracterizar uma infinidade de religiões que acreditam na existência e na comunicação com espíritos, o Espiritismo é uma doutrina codificada e inicialmente difundida pelo pedagogo Hippolyte Léon Denizard Rivail, na França. Sob o pseudônimo de Allan Kardec, ele escreveu cinco obras básicas sobre a natureza, origem e destinação dos Espíritos, bem como suas relações com o mundo material (corporal).

Considerada uma ciência ligada à ética e à filosofia e independente de religiões, a Doutrina Espírita não possui estrutura clerical formalizada. Por conta disso, a prática do também chamado Kardecismo não comporta cerimoniais ou cultos específicos. Consequentemente, não há celebração formal e ritualizada de um casamento espírita.

Por outro lado, a ausência de um ritual não significa que os espíritas não se casem ou não acreditem na importância desse tipo de união. Para a Doutrina, o principal pilar das relações humanas é o amor, e tudo aquilo que é realizado com base nessa “Lei Universal” possui consequências boas e positivas.

Assim, cabe aos seguidores de Allan Kardec decidirem por conta própria a maneira com que desejam marcar o início de suas vidas com outra pessoa: celebrando o ritual de casamento dentro dos preceitos de qualquer outra religião, registrando a união civil em cartório, realizando uma festa independente de crenças ou apenas passando a dividir o mesmo lar. O importante é que os “noivos” espíritas estejam e sejam realmente felizes com a situação.

Embora não seja definitiva, obrigatória ou necessária, uma maneira comum pela qual os espíritas celebram o matrimônio é realizando um evento simples, em que recebem os amigos e parentes, anunciam o casamento e recebem as felicitações. Nessa ocasião, é possível fazer um breve discurso sobre o significado do casamento para a Doutrina Espírita e, em seguida, comemorar da maneira como bem entenderem, com uma festa, almoço ou até mesmo um simples, mas marcante passeio.

Contatos do Coral e Orquestra Toccata – São Paulo:

(11) 3021-0878; (11) 3023-4292; (11) 3021-0829

Email: toccata@toccata.com.br

Sede Própria em São Paulo/SP – com mais de 700 metros quadrados e estacionamento para clientes.
Avenida Pompéia, 2018 / 2022.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 5 =

Categorias

top
WhatsApp chat Contate-nos por WhatsApp
Coral Toccata