Casamento Japonês



O Japão é um país que mistura rigorosas tradições com modernidade e originalidade. Por isso, atualmente, o casamento nipônico é bem diversificado: são comuns tanto cerimônias que seguem os rituais e cerimoniais dos antepassados quanto celebrações diferentes e surpreendentes.

Apesar de as crenças predominantes do país serem o Budismo e o Xintoísmo, a cerimônia de casamento no Japão não se prende inteiramente a uma única religião. Tradicionalmente, os matrimônios eram arranjados pelas famílias dos noivos, em um acordo chamado miai. Esse acordo muitas vezes era feito por um intermediário, responsável pelo levantamento do passado de cada família, assim como seu status social.

Mesmo que a cultura local tenha se adaptado a costumes menos rígidos ao longo dos anos, se a opção do casal for por uma celebração realmente tradicional, mesmo hoje o miai deve ser sucedido pelo Yui-no, equivalente ao noivado ocidental. Nesta fase, é permitido que os noivos se conheçam antes do casamento, mas sempre sob as regras ditadas pelos pais. Durante o Yui-no, as famílias dos noivos trocam muitos presentes, como forma de selar a união entre elas. O casal também troca presentes, geralmente lembranças simbólicas de fidelidade e fertilidade.

A cerimônia tradicional é realizada em templos budistas ou xintoístas, de acordo com a religião do casal. O traje é composto por quimonos elaborados – preto para o noivo e branco para a noiva. A mulher também é pintada de branco e adornada com pérolas, flores e enfeites de ouro. Em casamentos extremamente tradicionais, ela chega a usar até peruca.

A celebração religiosa, tanto no Budismo quanto no Xintoísmo, é composta por uma cerimônia de purificação dos noivos, seguida pela troca de alianças e votos tradicionais. Ao final, é servido saquê. Os noivos partilham a bebida sentados em uma mesa, frente a frente, olhando-se nos olhos. Eles devem beber e pousar o recipiente de volta na mesa ao mesmo tempo, com a crença de que quem colocar o copo primeiro será a primeira parte do casal a morrer.

A celebração após a cerimônia consiste em uma recepção durante a qual é servida uma refeição; o momento tem caráter menos festivo do que as típicas festas ocidentais. Esse evento é marcado por diversos discursos formais de felicidade e agradecimento. Entre um e outro, os noivos trocam de roupa diversas vezes.

Contatos do Coral e Orquestra Toccata – São Paulo:

(11) 3021-0878; (11) 3023-4292; (11) 3021-0829

Email: toccata@toccata.com.br

Sede Própria em São Paulo/SP – com mais de 700 metros quadrados e estacionamento para clientes.
Avenida Pompéia, 2018 / 2022.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =

Categorias

top