Entenda a diferença entre casamento ecumênico e casamento inter-religioso



Na maioria dos casos, a celebração do casamento está diretamente ligada a alguma religião, seguindo as tradições a ela relacionadas. Por outro lado, também é muito comum que os noivos sigam diferentes crenças, fazendo com que a cerimônia sonhada por cada uma das partes seja completamente diferente do que outra imaginou.

Existem diversas alternativas para resolver esse impasse, desde a conversão de religião por um dos noivos até a realização de uma cerimônia sem efeitos religiosos — conduzida por um celebrante ou juiz de paz.

Caso os noivos não queiram abrir mão de suas crenças e façam questão de passar pelos rituais de suas respectivas religiões, é possível organizar uma cerimônia mista. Esse tipo de evento conta com a participação de representantes de ambos os credos, e cada um deles é responsável por conduzir a ocasião conforme suas tradições.

Existem dois tipos de cerimônia de casamentos misto: casamento ecumênico e casamento inter-religioso. O primeiro tipo de matrimônio diz respeito à casais que seguem diferentes igrejas cristãs, enquanto as cerimônias inter-religiosas abrangem uniões entre noivos cristãos e não-cristãos.

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, com sede em Brasília, é o mais importante órgão de natureza ecumênica no Brasil, unindo as igrejas Metodista, Católica Ortodoxa Siria no do Brasil, Católica Apostólica Romana, Episcopal Anglicana do Brasil, Evangélica de Confissão Luterana, Cristã Reformada e Presbiteriana Unida do Brasil. Se o casal pertencer a outras denominações cristãs, devem procurar o padre ou pastor de sua igreja para se informar sobre a possibilidade de realizar uma cerimônia ecumênica.

O casamento inter-religioso, por outro lado, costuma ser um pouco mais complicado, uma vez que muitas religiões desaprovam esse tipo de celebração. Em geral, a união de seguidores de Cristo com não-seguidores é realizada em ambiente neutro, como um salão de festas ou um sítio.

Nesse tipo de evento, é necessário tomar muito cuidado para respeitar os costumes de todas as religiões, seja não servindo bebidas alcoólicas, determinados tipos de carne ou mesmo abolindo discursos religiosos conflitantes. Uma boa opção é optar por cerimônias alternativas, como o Ritual das Velas, Cerimônia das Areias ou Cerimônia da Árvore.

Vale lembrar que, qualquer que seja a saída escolhida pelos noivos para contornar diferenças religiosas, o casamento é um ritual de simbolismo universal: representa a oficialização da união entre duas pessoas que se amam. Por isso, é necessário muita conversa, paciência e respeito para que nenhuma das partes acabe insatisfeita com a festa realizada.

Contatos do Coral e Orquestra Toccata – São Paulo:

(11) 3021-0878; (11) 3023-4292; (11) 3021-0829

Email: toccata@toccata.com.br

Sede Própria em São Paulo/SP – com mais de 700 metros quadrados e estacionamento para clientes.
Avenida Pompéia, 2018 / 2022.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =

Categorias

top
WhatsApp chat Contate-nos por WhatsApp
Coral Toccata