Coro ou Coral



Um coro ou coral é um grupo de cantores distribuídos por naipes segundo a tessitura de suas vozes.

Na música ocidental, um coro misto (de vozes adultas, masculinas e femininas) compõe-se de quatro naipes: Baixos, Tenores, Contraltos e Sopranos; incluindo, algumas vezes, também as vozes intermédias: Barítono e Mezzo-soprano mais frequentemente ditas 2º Tenor e 2º Soprano, respectivamente.

Na música, um vocalista ou cantor é um músico que canta, ou seja, usa a voz como seu instrumento musical. Um cantor principal, ou solista, é aquele que canta a voz primária de uma música, enquanto o cantor de apoio (ou, o coro) canta a voz de apoio (ou, a parte do canto coral) de uma música.

Numa obra para coro e instrumentos e ainda com partes adicionais e separadas para solistas vocais, os solistas, ordinariamente, podem também cantar a parte do coro quando os solistas não tem partes separadas. Em textos de programas, ou de gravações, o termo vocal se refere a parte instrumental que um cantor executa; assim como podemos encontrar o termo, baixo, para quem toca o contrabaixo; percussão, para quem toca a percussão, e assim por diante.
Em música, as vozes são tratadas tal como instrumentos musicais.

Solo é o desempenho de um só instrumento ou cantor e o trecho musical por estes executado. No caso do canto coral, cada voz é considerada isoladamente. A palavra solo vem da língua italiana e significa sozinho. Seu significado no dicionário da língua portuguesa é: Melodia ou executada por um só artista. Muitos corais fazem solos, em um breve período, apenas um canta ou toca, aquele que se destaca melhor, que toca melhor, é mais afinado. Muitos artistas famosos fazem isso.

Na música, um vocalista ou cantor é um músico que canta, ou seja, usa a voz como seu instrumento musical. Um cantor principal, ou solista, é aquele que canta as voz primária de uma música, enquanto o cantor de apoio (ou, o coro) canta a voz de apoio (ou, a parte do canto coral) de uma música.

Numa obra para coro e instrumentos e ainda com partes adicionais e separadas para solistas vocais, os solistas, ordinariamente, podem também cantar a parte do coro quando os solistas não tem partes separadas. Em textos de programas, ou de gravações, o termo vocal se refere a parte instrumental que um cantor executa ; assim como podemos encontrar o termo, baixo, para quem toca o contrabaixo; percussão, para quem toca a percussão, e assim por diante.
Em música, as vozes são tratadas tal como instrumentos musicais.

▪ Tenor
▪ Soprano
▪ Barítono
▪ Mezzo-soprano

Contatos do Coral e Orquestra Toccata – São Paulo:

(11) 3021-0878; (11) 3023-4292; (11) 3021-0829

Email: toccata@toccata.com.br

Sede Própria em São Paulo/SP – com mais de 700 metros quadrados e estacionamento para clientes.
Avenida Pompéia, 2018 / 2022.

Leia também:

Frases de Músicas

Música para o casamento – Coral e Orquestra ou somente Orquestra?

Música Sacra

top