Casamentos na Cultura Celta



Apontada como a primeira civilização da Europa, a população Celta era constituída por diversas tribos que viveram na região entre as penínsulas Ibérica e Anatólia, no século VI a.C. Além da família linguística indo-europeia, esses povos compartilhavam a mesma cultura baseada em influências asiáticas e civilizações mediterrâneas (Grécia, Roma Antiga e Etruscos).

Muitos países do ocidente europeu mantêm até hoje diversos costumes e mitos originados a partir da cultura Celta, mas é impossível apontar os rituais que realmente faziam parte da civilização original e quais foram incorporados com o passar dos anos. Isso porque vários estereótipos modernos passaram a ser associados aos Celtas, como guerreiros usando capacetes com chifres oueventos celebrados com taças feitas com o crânio dos inimigos.

Atualmente, existem diversos tipos de cerimônia de casamento que se intitulam Celtas, inclusive realizadas por cerimonialistas no Brasil. Essas celebrações são pouco inspiradas no matrimônio Celta original — do qual se tem pouco conhecimento —, sendo baseadas principalmente na religião dos povos Celtas.

Embora a civilização Celta não fosse matriarcal, a divindade máxima de suas tribos era uma figura feminina conhecida por Deusa-Mãe, que se manifestava por meio das forças da natureza. Assim, os rituais eram realizados sempre ao ar livre, venerando os fenômenos da natureza e a figura da mulher.

Por conta dessas características, o dito casamento celta é realizado preferencialmente durante o dia e ao ar livre, e a cerimônia é conduzida por uma mulher. A figura feminina também está presente no altar, sendo representada por um cálice. O noivo pode carregar um bastão de canela, representando a energia masculina, que vai ser depositado dentro do objeto.

Os padrinhos de casamento também devem levar elementos que façam referência à natureza. Em geral, água de cheiro para simbolizar a água, incensos para o ar, pães para a terra e uma vela para o fogo. É recomendado, também, que tanto os padrinhos quanto os convidados levem um pequeno presente de valor sentimental.

Para finalizar o matrimônio, os noivos fazem seus votos — com as palavras que escolherem —, entrelaçam as mãos com uma fita e trocam as alianças.

Contatos do Coral e Orquestra Toccata – São Paulo:

(11) 3021-0878; (11) 3023-4292; (11) 3021-0829

Email: toccata@toccata.com.br

Sede Própria em São Paulo/SP – com mais de 700 metros quadrados e estacionamento para clientes.
Avenida Pompéia, 2018 / 2022.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 7 =

Categorias

top
WhatsApp Contate-nos por WhatsApp
Coral Toccata