Casamento no Islamismo



Atrás apenas do Cristianismo, a religião islâmica é a segunda maior crença monoteísta do mundo, com cerca de 1,6 bilhão de adeptos espalhados por todos os continentes. A maior parte dos seguidores do Islamismo, porém, encontra-se nos países árabes do Oriente Médio e do norte da África, locais onde as tradições e celebrações da religião são mantidas com mais rigor.

O casamento muçulmano funciona como um contrato entre o homem e a mulher e seu guardião. Por isso, dispensa a realização de cerimônia com celebrante. Para os noivos serem considerados casados, o registro do consentimento mútuo e o cumprimento de algumas regras são suficientes.

A permissão do pai ou guardião da noiva é uma das condições básicas para a união, assim como o consentimento da futura esposa. Entretanto, a noiva dificilmente participa da elaboração contratual. Sob o testemunho de duas pessoas maiores de idade, ela deixa os poderes de negociação nas mãos de seu guardião. O cumprimento do dote também é fundamental, e ele pode ser pago em dinheiro ou posses, dados diretamente para a noiva como algo de seu direito.

O noivado, cuja duração é estipulada contratualmente, é uma formalidade importante e deve ser anunciado com antecedência. Durante esse período, os noivos não devem ficar sozinhos em momento algum. Caso o casamento não seja realizado até o fim do tempo estipulado para o noivado, um novo contrato deverá ser elaborado.

Para a cerimônia de casamento, a preparação da noiva inclui um banho especial e massagens com produtos à base de açafrão, sândalo e jasmim. Ela também recebe tatuagens de henna nas mãos e pés e não deve sair de casa no período compreendido entre este ritual e o matrimônio.

No “grande dia”, faz parte da tradição que um cortejo ou procissão acompanhe o noivo de sua casa até o local do casamento. No caso de famílias ricas, esse percurso pode ser mais elaborado, incluindo animais e grandes enfeites, de modo que toda a sociedade veja o desfile e tome conhecimento da união.

A cerimônia consiste em um sermão sobre os valores do Islã, seguido da assinatura de contrato entre os noivos. A festa que se segue é ostensiva, com muitas iguarias e danças típicas.

Contatos do Coral e Orquestra Toccata – São Paulo:

(11) 3021-0878; (11) 3023-4292; (11) 3021-0829

Email: toccata@toccata.com.br

Sede Própria em São Paulo/SP – com mais de 700 metros quadrados e estacionamento para clientes.
Avenida Pompéia, 2018 / 2022.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 2 =

Categorias

top
WhatsApp Contate-nos por WhatsApp
Coral Toccata